_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

BROA DE FUBÁ (Luciana Manochio Ribeiro)




Receita da Luciana Manochio Ribeiro,
lá do grupo de Panificação da Joana Pães.
Muito fácil de fazer e massa boa de trabalhar.

INGREDIENTES
1 copo de requeijão de água 
1 copo de requeijão de leite
3 ovos
1 xícara de óleo 
1/2 xícara de açúcar (eu coloquei 1 xic pq queria ela mais docinha)
1 colher de chá de sal
2 xícaras de fubá ou flocão de milho (usei fubá mimoso)
2 pacotinhos de fermento seco
Erva doce à gosto (coloquei 2 colh de sopa)
1 kg de farinha de trigo
2 colh de sopa cheias de leite em pó (por minha conta)

MODO DE PREPARO
Eu fiz na batedeira planetária, mas você pode fazer à mão.
Coloque numa bacia a farinha, o fubá, o fermento, o leite em pó, a erva doce, o açúcar e misture bem.
Vá juntando devagar e misturando, o óleo, os ovos, o sal e o leite.
Coloque a água AOS POUCOS e amasse até obter uma massa lisa e bem macia.
Você pode não precisar usar toda a água por conta do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha usada. Sove muito bem essa massa.
Deixe descansar por uns 30-40 min em local livre de vento e coberta com um pano limpo e seco.
Você pode fazer as broas do tamanho que quiser, mas eu dividi a massa em 6 porções.
Faça bolas com elas e role em fubá, como se estivesse empanando.
Coloque em forma SEM UNTAR.
NÃO COLOQUE em forma muito grande, mas deixe um espaço de mais ou menos um dedo entre cada uma, para que elas preencham esse espaço e depois cresçam para cima. Se sobrar muito espaço entre as broas, elas vão acabar esparramando.
Risque de leve com um estilete e deixe crescer até dobrar o volume. Depois de crescidas, o risco vai abrir, então está na hora de assar.
Asse em forno pré-aquecido a 200° por 35-45 min ou até dourar.
Deixe esfriar sobre uma grade para que não umedeça a parte de baixo.





O prato embaixo da broa é de sobremesa para terem idéia do tamanho que ficaram.




OBS.:
- eu usei 1 xic de açúcar porque queria as broas mais docinhas, mas você pode usar 1/2 xic conforme pede a receita caso prefira elas mais neutras.

- eu coloquei 2 colh de sopa de leite em pó porque tenho por hábito fazer isso em outras receitas. Ele deixa a massa mais macia e facilita na hora de sovar.

- NÃO despeje a água de uma só vez, pois pode ser demais e você vai precisar de mais farinha.




Desta vez em tamanho individual,
75g de massa crua cada,
deu 30 unidades numa receita.
(vc pesa a massa crua e divide por 30
para saber o peso que cada uma deve ter)

3 comentários:

  1. Bom dia Lúcia e se eu for fazer na batedeira como seria a ordem dos obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia......... primeiro vc precisa ver se a sua batedeira suporta 1kg de farinha de uma vez.........eu tive a planetária da Arno e só podia colocar 500g......hoje eu tenho uma KitchenAid semi-profissional, com tigela de 6,9 litros e que suporta até 2 kg de farinha + demais ingredientes.
      Mas a ordem é a seguinte: coloca na tigela farinha, fubá, fermento, açúcar, leite em pó e erva doce e mistura com o batedor de massas médias......vai colocando o óleo em fio e continua misturando até incorporar bem. Troca o batedor pelo de gancho e adiciona o leite, os ovos e o sal. Coloca a água AOS POUCOS pq vc pode não precisar de tudo. Bate até obter uma massa lisa e bem macia. Com a planetária eu deixava bater por 10 min......com a KitchenAid a massa fica pronta em 4 min.
      O resto é igual...............

      Excluir
  2. Obg lucia vou fazer hj e te conto se consegui bj

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR COMENTAR !!!

.

.

BLOGS E SITES QUE EU INDICO